Em Novembro de 2009, a Junta de Freguesia de Queluz adquiriu 1000 agendas para o ano de 2010. A aquisição decorreu via ajuste directo à empresa "Xelentenota Comunicação" por um valor de "2.990,00€".
Apesar da aquisição ter sido feita por ajuste directo, o ajuste não foi publicado no portal Base dos Contratos Públicos. Desconhece-se ainda se é competência das Juntas de Freguesia a impressão de agendas.
Desculpem a franqueza mas esta notícia, depois de uma outra mais abaixo, no mesmo dia, onde referem a proibição de utilizarem brasão de Queluz para merchandising (certamente para venda, creio), até parece uma daquelas vingançazinhas servidas a frio... Fica-vos mal, é claramente revanchista e apenas demonstra que há, realmente, um tipo de "jornalismo" em Sintra (e não só, infelizmente) que eu chamaria de "ajuste de contas" em formato papel ou informático... Não estou com isto a emitir qualquer apreciação sobre esta notícia, note-se. Estou apenas a constatar que, como diz o outro, "não acredito em bruxas mas que elas existem, existem...". Parece que "quem se mete com o Queluz.Org...leva!" :-)
ResponderExcluirNão vejo onde está a surpresa... A Junta de Freguesia de Queluz investe mais em comunicação e luzes de Natal que em Acção Social. Questionada sobre isto, a antiga responsável pela Acção Social em Queluz afirmou, em plena Assembleia de Freguesia, que o trabalho social não se faz com dinheiro mas sim com dedicação etc etc etc As agendas não são competência da Junta, mas são um miminho que ajuda a ganhar eleições.
ResponderExcluirÓ, Helena Coelho, se alguém ganha eleições com meia dúzia de agendas, nem sei que lhe diga, comecei a rir ao ler isso e ainda não consegui parar, desculpe lá!! Por amor de Deus, haja algum senso!! E sobre investimentos em Comunicação, em "show-off", publicidade em jornais, etc, deixo aqui um desafio ao Queluz.org: façam um levantamento desses gastos nas diversas Juntas do território concelhio e apresentem aqui essas conclusões. Isso, sim, será um trabalho jornalístico sério: andar à cata de "incidentes" numa Junta com quem se entrou em conflito por causa de um negócio de venda de bugigangas com símbolo oficial, é que não faz sentido e cheira a "birra", como aqueles meninos que levavam a bola quando não os deixavam jogar...
ResponderExcluirCaros senhores, já agora permitam que vos questione sobre o seguinte: o Queluz.org é um jornal online, um site, um blogue, uma loja online ou o quê, afinal? Na vossa apresentação escrevem o seguinte: "O Cidadania Queluz é uma plataforma que gera e reúne informação/opinião sobre a cidade de Queluz. É um fórum aberto a todos os cidadãos e onde tod@s podem participar. A moderação ocorre apenas tecnicamente e não sobre o conteúdo.". Nesta lógica onde é que se insere a venda de camisolas, t-shirts, cuecas, etc, com a palavra Queluz estampada? Ou a venda de outro merchandising com o brasão da cidade? É jornalismo ou é mero comércio? Já agora: quem são os jornalistas que gerem esta "plataforma"? Têm carteira profissional? E a receita das vendas de camisolas, t-shirts, cuecas, etc, serve para quê? Vai ser entregue para melhoramentos em Queluz? Desculpem a franqueza mas realmente após a vossa reacção por causa de algumas agendas que esta Junta fez (certamente não será a única a ter este tipo de material, mas vocês lá saberão por que resolveram escolher este "exemplo"...)também comecei a ter muitas dúvidas sobre afinal que "objecto" constitui esta "plataforma", quem está por trás dela, quem a coordena, quem a orienta, quem lucra com as tais vendas, etc. Se puderem esclarecer todos estes pontos acho que prestarão também um serviço à comunidade. Obrigado.
ResponderExcluirE curiosamente, a empresa que fez as agendas cujo nome é XELEMONTE é propriedade do deputado da AR Rui Pereira e do ex-deputado da AM de Sintra, Paulo Marques. Ele há coincidências...
ResponderExcluirEm Fátima, na Batalha, em Alcobaça, em Freixo de Espada à Cinta, etc. etc., por esse nosso Portugal fora, existem "recuerdos" com os símbolos das freguesias. E não são comercializados por essas autarquias. É feito por artesãos locais. Só em Queluz é que não é possível? Valha-nos Santa Quitéria!!!!
ResponderExcluirE que tal sabermos todos quanto gasta a Junta de Queluz em publicidade no Jornal Correio da Linha (de Cascais) só porque o director mora em Queluz e é amigo pessoal do presidente? E nos jornais regionais de Sintra? E na Rádio Clube de Sintra? E nas cantoras e bailarinas pimbas que animas as festas no parque Felício Loureiro? E a fortuna que gasta em fogo de artifício? Seria bem interessante sabermos tudo isso!!
ResponderExcluirCredo! Tanto anónimo que por aqui apareceu de repente :D
ResponderExcluirVergonha não é falar das "meia dúzia" de agendas, que afinal são mil e saíram a 3€ cada.
Vergonha, caro anónimo, é um executivo de Junta "gabar-se", num balanço de ano, de ter dispendido 300€ em medicamentos para idosos carenciados da freguesia.
Não me choca que quem presta há tanto tempo um serviço público a Queluz, como é o caso deste website, tenha a iniciativa de disponibilizar merchandising, não com o logo próprio, mas com o brazão da freguesia.
A palavra-chave acaba por ser "iniciativa"; afinal, eu até sou social-democrata! Aprecio a iniciativa privada que serve o domínio público!
A Helena Coelho diz que não lhe choca que "quem presta um serviço público" use o nome e imagem de Queluz para vender camisolas, t-shirts, cuecas e tangas. É uma opinião. Aquilo que eu ainda não vi respondido por aqui é afinal em que consiste esse "serviço público" e quem ganha com a venda de tal merchandising. A Helena Coelho define o Queluz.org como um site, um blogue, um jornal, o quê afinal? Quem faz jornalismo não tem que ser jornalista e ter carteira que o habilite para tal? Quem são os jornalistas do Queluz.org? Que estatuto afinal tem? Que proprietários exploram as "lojas" online? Também são questões interessantes. Muito mais do que alguma (óbvia) tentativa de ataque a um Presidente de Junta por conta de uma porcaria de umas agendas - já agora, para os ignorantes, aqui fica a informação que valores inferiores a 5000 euros não têm que ser objecto de informação na plataforma de ajustes directos, segundo tenho conhecimento. Depois vejo outros anónimos muito preocupados com o que se gasta em publicidade em jornais: o que me faz sorrir (pois, pois, olha o rabo do gato a abanar...) é que só estão preocupados com a Junta de Queluz. Já percebi que no território de Queluz afinal só há uma Junta de Freguesia, tenho que rever os meus conhecimentos de geografia...
ResponderExcluirMas o senhor só se preocupa com o referem da publicidade em jornais? E o facto de ser um jornal de um amigo? E as cantoras pimbas cujo empresário é da junta de Belas? E os fogos de artifícios? E só gastam 300 euros em apoio social? Eu tinha vergonha! E as agendas da Xelentenota, do Rui Pereira e do ex deputado da ams do PS? Tanta coisa para dizermos... Cala-te boca! Deixe as outras juntas do concelho e preocupe-se com a sua (pois já percebemos que é de lá, que é pessimamente gerida por si e por quem vc tanto defende.
ResponderExcluirMas o senhor só se preocupa com o referem da publicidade em jornais? E o facto de ser um jornal de um amigo? E as cantoras pimbas cujo empresário é da junta de Belas? E os fogos de artifícios? E só gastam 300 euros em apoio social? Eu tinha vergonha! E as agendas da Xelentenota, do Rui Pereira e do ex deputado da ams do PS? Tanta coisa para dizermos... Cala-te boca! Deixe as outras juntas do concelho e preocupe-se com a sua (pois já percebemos que é de lá, que é pessimamente gerida por si e por quem vc tanto defende.
ResponderExcluir