quinta-feira, janeiro 21, 2010

Rupturas de água em Monte Abraão devem acabar dentro de 3 anos

Há 12 anos que a Junta de Freguesia de Monte Abraão pressiona a Câmara Municipal de Sintra no sentido dos SMAS de Sintra remodelarem a rede de abastecimento de águas.

Segundo a Junta de Monte Abraão, desde a passada 5ª feira, dia 14 de Janeiro, ocorreram 15 rupturas de condutas de distribuição de água do SMAS Sintra." A Av. Soldado Joaquim Luís, a Praceta 1º de Maio, a Rua Luís de Camões, a Rua Pedro Alexandrino e a Praceta Henrique Pousão foram afectadas.

A Junta de Freguesia refere que tratam-se de "situações bastante desagradáveis e que causam enormes prejuízos à população, principalmente aos comerciantes."

Concurso Público para a remodelação da rede de abastecimento já foi publicado

No dia 7 de Outubro de 2009 foi publicado em Diário da República, com o aviso número 4740/2009, o Concurso Público 01EP09. Trata-se de uma empreitada que visa a "remodelação da Rede de Abastecimento de Água em Monte Abraão" com o valor previsto de quatro milhões e cem mil euros.

O concurso tinha um prazo de 45 dias para a recepção de candidaturas. Findo esse prazo falta saber-se o vencedor do concurso e falta os SMAS Sintra ajududicarem a obra ao vencedor.  A partir do dia da adjudicação o empreiteiro tem 900 dias para a concluir, ou seja, dois anos e meio.

Descrição do objecto do contrato:

A empreitada visa a remodelação da rede de abastecimento de água em Monte Abraão, na Freguesia com o mesmo nome. Trata-se de uma obra que engloba a reabilitação global da rede de distribuição e de parte da adução, incluindo a substituição das tubagens existentes ( Na sua grande maioria em fibrocimento, que se encontram fragilizadas e que originam roturas frequentes), construção de caixas, em betão armado, destinadas à instalação dos equipamentos de manobra e segurança e que contemplam a possibilidade da futura instalação dos equipamentos destinados à implementação das Zonas de Medição e Controlo e à remodelação de todos os ramais servidos pelas condutas a substituir. Tendo em conta que os trabalhos se irão realizar numa zona urbana, com grande densidade de tráfego e com reduzido espaço disponível no subsolo, devido às restantes infraestruturas que ali se encontram instaladas, o projecto, prevê que cerca de 30% das condutas sejam instaladas com recurso a tecnicas de Relining e Perfuração destrutiva, que dispensam a abertura de vala.

Critério de Adjudicação:
Mais baixo preço.

Juri do Concurso Público:
Director do Gabinete de Estudos e Planeamento, Engº Jorge Vilela, que presidirá; Chefe da Divisão de Fiscalização, Engª Paula Costa, que substituirá o presidente nas suas faltas ou impedimentos; e Engº António Carlota, como membros efectivos. Como membros suplentes: Engª Elsa Ferreira e Engº Jorge Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário