Hoje, no debate da Antena 1, Ana Gomes e Fernando Seara afirmaram que ficam na Câmara como vereadores caso não sejam eleitos.
Ana Gomes afirma que não aceitará pelouros e fará oposição a Fernando Seara caso não seja eleita. Já Fernando Seara afirma aceitar pelouros, mas depende dos pelouros.
Já o candidato do Bloco de Esquerda, André Beja, afirma que também fará oposição na Câmara Municipal de Sintra.
Ana Gomes e André Beja entendem que na democracia local é importante haver uma oposição.
Mas então a candidata do PS não foi eleita para o Parlamento Europeu?!
ResponderExcluirAcham que é de acreditar que Ana Gomes vai ficar como vereadora em Sintra, quando tem o seu lugar reservado em Estrasburgo? Hum!O nariz parece estar a esticar!!!!!
Também a Ilda Figueiredo é deputada europeia e vereadora na Câmara Municipal do Porto e não vem daí mal ao Mundo. Também o Miguel Portas é deputado europeu e deputado municipal em Sintra. E outros mais haverá, com certeza.
ResponderExcluirDrª Fátima Campos, mui ilustre Presidente da Junta de Monte Abraão, permita que a esclareça no seguinte: a Ilda Figueiredo não é vereadora na Câmara do Porto, sendo apenas eurodeputada; o único vereador que a CDU tem é o Rui Sá.
ResponderExcluirQuanto a Miguel Portas, convenhamos que o lugar de deputado municipal não é tão exigente como o de vereador, quer ao nível da responsabilidade quer ao nível da participação na gestão do município.
Caro José Ramos,
ResponderExcluirIlda Figueiredo é vereadora na Câmara de Gaia: http://www.cm-gaia.pt/gaia/portal/user/anon/page/_CMG_E100.psml?categoryOID=E8818080804B80GC&contentid=8C8180AB80CO&nl=pt
Um vereador na oposição não precisa de marcar o ponto na Câmara. Já viu quantas vezes o executivo na Câmara reúne anualmente? Julgo que é menos de 10 vezes por ano.
Eu tinha a certeza que a Ilda Figueiredo não era só eurodeputada. Sabia que era vereadora lá pela zona do Porto. É, efectivamente, vereadora em Gaia. Obrigada, Luís, pelo esclarecimento.
ResponderExcluirAgradeço o esclarecimento sobre a Ilda Figueiredo, sendo certo que fui induzido em erro pela afirmação da Drª Fátima Campos de que a eurodeputada seria vereadora na Câmara do Porto!!
ResponderExcluirMas o seu comentário, caro Luis, leva-me a pensar que Ana Gomes, no caso de não ser eleita como presidente, aceita ser vereadora mas,logo à partida,sem pelouros?!
Porque mesmo que esteja na oposição, se tiver algum pelouro, não basta marcar ponto na câmara, não é verdade?!
A oposição faz-se sempre sem pelouros.
ResponderExcluirVamos imaginar este cenário: José Sócrates distribuía ministérios e lugares por todos os partidos na Assembleia e todos aceitavam. Foi isto que aconteceu no passado* (à excepção do Bloco: sem eleitos).
Na democracia local ou nacional o papel da oposição é muito importante, quer seja Fernando Seara ou Ana Gomes a fazê-la.
Uma coisa se retira destas eleições: a democracia não se esgota nas eleições e a democracia local em Sintra deve ser uma ambição futura de todos nós.
* a CDU não teve pelouros, mas teve lugares de Administração em empresas municipais ou com participações municipais.
Recomenda-se a leitura deste documento onde se pode ler a estratégia de Fernando Seara em Sintra:
http://queluz.org/wp-content/uploads/2009/01/jantar_conferencia_09.pdf