sexta-feira, outubro 09, 2009

Executivo da Junta de Freguesia de Monte Abraão reage à carta distribuída pela CDU

(Comunicado:)A “Coligação Mais Sintra” e a CDU emitiram hoje comunicados nos quais emitem um conjunto de afirmações falsas associado a dados contabilísticos (propositadamente incompletos), com o objectivo de mistificar a realidade e passar duas ideias-chave: o executivo camarário suportado pela “Coligação Mais Sintra” deu todo o apoio financeiro a Monte Abraão e a Junta de Freguesia não fez o que devia pela sua população porque é despesista.

A bem da verdade e da honestidade política, sublinhamos:

1- A “Coligação Mais Sintra” e a CDU escolheram o último dia de campanha para lançar estas acusações. Curioso, que os factos em causa e a informação respectiva não são novos, não surgiram ontem ou na última semana. Mas são utilizados no último dia de campanha, na véspera do dia de reflexão, que a todos obriga ao silêncio. Porquê? Naturalmente, por cobardia política. Porque a candidata da “Coligação Mais Sintra” sabe que as afirmações e as interpretações sobre esses dados são falsas e facilmente desmontáveis. E, como tal, a única forma de poder passar a mensagem – habilidosa, diga-se – era fazê-lo ”de véspera”, sem hipótese de contraditório. Permitam-nos que vos digamos, em bom português, que foi feito “à má fila”, naquela que é, tão só, uma pequena nuance do popularmente apelidado “ataque pelas costas”, tentando aproveitar o facto de amanhã (sábado) não poder haver qualquer mensagem política e de domingo se disputarem as eleições.

2- Registamos com curiosidade, que o primeiro objectivo do comunicado é desculpabilizar a Câmara de Sintra, evitar que sobre ela penda a evidente sentença de negligência e má-fé relativamente a Monte Abraão. Sintomático de que a candidata Ana Peixeiro está mais preocupada com o resultado da “Coligação Mais Sintra” para a Câmara do que nos interesses e lacunas dos habitantes e frequentadores de Monte Abraão.

3- É falso que a Câmara Municipal de Sintra tenha apoiado devidamente e, ainda mais importante, em igualdade de circunstâncias relativamente às freguesias geridas pela “Coligação Mais Sintra”. O ridículo da lista de apoios publicitada no referido comunicado, em especial quando em contraste com as necessidades que todos nós sabemos existirem em Monte Abraão, desmonta facilmente o argumento desta coligação

4- A lista de despesas publicitada contém diversos dados falsos, que foram truncados.

5- No seu conjunto, os valores publicitados (mesmo incorporando valores falsos) não constituem nenhum atentado à boa gestão, nem representam qualquer desperdício. Tão pouco seriam suficientes para resolver os problemas que esperam pela acção e higiene democrática da Câmara Municipal de Sintra. Obviamente que a apresentação dessas despesas em bruto - sem explicação prévia, sendo meras parcelas de uma soma total, cuja necessidade que a fundamenta não é explicada - constitui um exercício de pura demagogia. Mas, repetimos: os fins para os quais estas verbas concorrem são indispensáveis ao bom funcionamento de Monte Abraão.

6- Algumas das obras/iniciativas imputadas à Câmara Municipal de Sintra são falsas:

7- Sugerir menor empenho e investimento deste Executivo na área da acção social é viver, de facto, noutro “planeta”. Esta foi, justamente, a nossa área prioritária.

8- Temos a certeza de que os eleitores, mesmo aqueles que habitualmente votam no PSD e no CDS, sabem compreender e desmontar esta operação demagógica e politicamente desonesta. Até porque, estes mesmos eleitores, independentemente das suas opções ideológicas, sabem bem que Monte Abraão sempre foi vista por Fernando Seara como um “filho bastardo”, por ser dirigido por pessoas de cor política diferente da “Coligação Mais Sintra” Os eleitores são conscientes e sabem distinguir “o trigo do joio”.

9- Sem prejuízo do ponto anterior, este Executivo apresentará queixa à Comissão Nacional de Eleições, por esta conduta digna de uma visão selvagem da democracia.

O Executivo da Junta de Freguesia de Monte Abraão

Resposta da CDU recebida após o comunicado

(Comunicado)É com satisfação que a CDU constata o facto do Executivo da Junta de Freguesia do Monte Abraão ter a intenção de apresentar queixa à CNE do comunicado distribuído hoje por esta força politica.
Gostaríamos também que para melhor ilucidar os fregueses do Monte Abraão a Junta de Freguesia colocasse no site da mesma o relatório e contas dos anos 2006/7/8 e orçamento do ano de 2009 de forma que os fregueses do Monte Abraão possam per si certificar-se  da veracidade dos dados publicados pela CDU.

A comissão de Freguesia do Monte Abraão da Coligação Democrática Unitária


Propaganda que originou comunicado:





9 comentários:

  1. Manipular números, valores, pessoas e até o PSD, é sem dúvida uma ARTE INÈDITA da CDU, no concelho de SINTRA!!

    FATIMA CAMPOS, Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão em Queluz, FAZ PROVA IRREFUTÁVEL DO BRILHO DA SUA OBRA E DEDICAÇÃO AO LONGO DESTES 12 ANOS, CONSTATA-SE A OLHOS VIVOS E NO CONTACTO DIRECTO COM OS HABITANTES E DE QUEM LÁ TRABALHA!

    ATACAR OS BONS COM MENTIRAS, ARTIMANHAS E FALSIDADE, É A ATITUDE ATÍPICA DOS FRACASSADOS!
    "Se eu sei que a minha galinha não presta, vou já falar mal da galinha da vizinha!"

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida que o ditado que diz "Quem não se sente não é filho de boa gente", se aplica nesta situação, fizeram muito bem em responder a todas estas "Inverdades" com um Muito Bom Comunicado, mem outra coisa seria de esperar.

    No entanto, eu acredito sinceramente que todas estas" Mentiras" se voltam contra as pessas que as proferem, assim, acho que isto só vem fortalecer a Candidatura da Dra. Fátima Campos, que Deus a abençõe para o próximo Domingo.

    ResponderExcluir
  3. FÁTIMA CAMPOS, Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão em Queluz, É IRREFUTÁVEL A OBRA FEITA QUE BRILHA A OLHOS VISTOS AO LONGO DESTES 12 ANOS! Defende e promove Saúde, Educação,Causas... FÁTIMA CAMPOS, dispensa apresentações! JÁ VALE POR SI PRÓPRIA!

    ATACAR OS BONS É A ATITUDE ATÍPICA DOS FRACASSADOS!

    Os Senhores da CDU,em manobras e manipulações, arte e criatividade, até lhes reconheço mérito! Manipulam valores, numeros, pessoas.. até o PSD em SINTRA!Tudo para conseguerim mostrar ATÍPICAMENTE os resultados/conclusões que Eles (CDU) gostariam que tivesse pelo menos uma pequena percentagem de verdade!... enfim...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente ... a falta de formação das pessoas levam nuitas vezes a mostrar ao "mundo" as suas próprias incoerências no saber ser, saber estar e saber fazer....

    Na última assembleia de freguesia, a meu ver, foi uma vergonha as várias exposições da Sra. Ana Peixeiro, que vem agora liderar a Lista da Coligação Mais sintra para a Junta.... Essa mesma senhora, como qualquer partido da oposição tem sempre k se centrar na crítica.... mas o mais vergonhoso, é ultilizar a critica, não como um acto de democracia e de desenvolvimento e união entre todos os interssados pela cidade de Queluz e freguesia, mas antes, como ataques pessoais sucessivos e ao que foi realizado com mto ou pouco...

    A verdade é que em 12 anos, a Freguesia construiu.se, desenvolveu respostas urgentes de carácter social à sua população, fez frente à Câmara, e julgo que falta de diálogo nunca foi o problema do executivo da junta de Monte Abraão....

    A coligação mais sintra, com essa Senhora a cabeça de lista, tem eventualmente de a ajudar a não ser prepotente, arrogante, saber falar mais diplomáticamente sem ferir os ouvidos quer dos colegas de bancadas, quer da pouca assistência da população....

    Fátima Campos tem o apoio de todos e sempre fez o k lhe foi permitido fazer, com coragem, com fundamento, com rigor.... A freguesia do Mte Abraão se é alguma coisa..... a População sabe quem tem lutado pelos interesse de todos!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem
    Que adjectivos para qualificar tão vil cobardia…
    Sempre em frente para bem de Monte Abraão.

    ResponderExcluir
  6. Li o panfleto da Ana Peixeira. Não estou nada admirado desta forma de fazer política porque a senhora "peixeirada" não presta. Ataca pelas costas.
    Reconheço que é complicado fazer campanha em Monte Abraão seguindo o caminho habitual da luta política que seria referir a falta de obras, criticar o trabalho da Fátima Campos, mas nunca pensei que em situação normal se usasse método tão cobarde.

    As obras estão à vista de todos e o trabalho é reconhecido pela esmagadora maioria dos moradores.
    Destaque para a Acção Social, uma actividade um pouco invisível mas de um valor humano imensurável.
    Claro que a Ana Peixeira, a não ser que fosse zarolha como às vezes parece fazer crer, não podia dizer que não via obras executadas pela Junta de Monte Abraão. A Peixeira sabe que se faltam, e é verdade, equipamentos sociais em Monte Abraão a responsabilidade é únicamente do Presidente da Câmara do seu partido PSD (Fernado Seara) que, pura e simplesmente, esqueceu a freguesia (Monte Abraão).
    Portanto à falta de assuntos normais utilizados numa compita política e numa tentativa desesperada para "baralhar" os moradores de Monte Abraão a Peixeira, mais propriamente a Coligação Mais Sintra, agarrou-se a alguns números pomposos. Somou o que quiz. Subtraiu o que lhe interessou. Esqueceu o essencial: explicar o porquê das despesas que apresentou.
    Este método já foi utilizado pelos mesmos na campanha anterior e o resultado foi: menos votantes na Coligação Mais Sintra.

    Quanto ao método usado pela CDU não me merece nenhum comentário especial porque é uma tentativa para a sobrevivência. Aceito que quando a "morte" se aproxima se agarre qualquer coisa.

    Os moradores de Monte Abraão, estou certo, darão a verdadeira resposta no próximo Domingo, dia 11.

    ResponderExcluir
  7. Mário Cunha Fernandes10 de outubro de 2009 às 22:10

    Recapitulando: Há 4 anos que a Junta apresenta as suas contas à Assembleia de Freguesia, anualmente. Todas foram aprovadas e reencaminhadas para o Trib de Contas. Só agora é que a CDU e a Coligação Mais Sintra acordaram? Só ao fim dos 4 anos de mandato e no último dia de campanha? Só pode ser má fé! Se isso é como dizem, porque não denunciaram antes? Nada os impediu! Em campanha eleitoral vale tudo para gente sem escrúpulos. Não sejam mal formados e facciosos. Se houvesse má gestão as contas não seriam aprovadas em Ass. de Freguesia. E nunca houve votos contra. Tanto a CDU como a Coligação se abstinham. PS e BE aprovaram as contas. Seguiram para TC e nunca a JF foi acusada por ninguém de má gestão ou despesismo. Esses "senhores" e "senhora" só agora é que acordaram?? Tenham vergonha!!

    ResponderExcluir
  8. Quem com ferros mata...com ferros morre! Ganhei com maioria absoluta! Obrigada, MONTE ABRAÃO!

    ResponderExcluir
  9. Fátima, respiro de alívio, na RTP diz que foi a coligação!

    ResponderExcluir