sexta-feira, maio 08, 2009

"Governação local estagnou" Ana Gomes

Lúis Novais Tito – O Município de Sintra é um dos casos de maior complexidade de integração social e de maiores problemas de acesso e mobilidade, principalmente em relação aos munícipes que trabalham em Lisboa. Como pensa abordar estas duas questões quando vier a ser eleita Presidente da Câmara?


"Sou totalmente contra a acumulação de cargos públicos ou privados: nunca acumulei, não acumulo e nunca acumularei. Por isso, cuidei de clarificar à partida que optarei por Sintra, em detrimento de eventual novo mandato no Parlamento Europeu, caso os sintrenses me elejam presidente da sua Câmara." Ana Gomes

Ana Gomes – Integração social e facilidades de acesso e mobilidade interna são, de facto, dos problemas mais graves que os sintrenses hoje enfrentam. O primeiro está claramente na base, também, do sentimento de insegurança que se agravou no Concelho nos últimos anos. Mas há ainda muitas outras carências conexas, por exemplo no plano dos equipamentos escolares, instituições de saúde e outros mecanismos de intervenção social de apoio às famílias, aos jovens e sobretudo aos grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. A população do Concelho de Sintra cresceu substancialmente nos últimos anos, mas a governação local estagnou. Sintra precisa de uma nova dinâmica económica, turística e cultural, que a volte a colocar no mapa internacional. Precisa de criar empregos de qualidade e apostar decisivamente em políticas verdes e inteligentes que assegurem eficiência energética nos transportes e edifícios, eficiência no uso da água e que preservem e promovam o extraordinário património paisagístico e arquitectónico que possui e que hoje está em acelerada degradação.
Para abordar todos estes e muitos outros graves problemas que afectam os sintrenses vou começar por ouvi-los. Vou fazer audições públicas em cada uma das 20 freguesias de Sintra, convidando todos aqueles e aquelas que vivem e sentem Sintra a vir relatar-me os problemas e fazer-me sugestões de solução. Vou consultar todas as pessoas, do PS e não só, que têm conhecimento profissional desses problemas e pensamento sobre como os resolver. Só depois elaborarei, juntamente com a equipa que me acompanhará na candidatura, um programa que submeterei à consideração dos sintrenses. Sintra precisa sobretudo de quem se interesse pelas pessoas que lá vivem, estudam ou trabalham.

No blog Eleições 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário