segunda-feira, maio 11, 2009

Jardins do Palácio de Queluz reabrem ao público

Jardins do Palácio de Queluz irão reabrir no dia 14 de Maio. Recorde-se que os jardins encontravam-se fechados desde 2006.

Isabel Cordeiro, directora do Palácio de Queluz referiu que "os jardins de Queluz são indissociáveis do Palácio. As portadas abrem-se para os jardins em diversos acessos e a decoração interior remete para as estátuas e fontes decorativas do exterior. Estamos a devolver caminhos belíssimos ao público. Queremos que os visitantes vivam os jardins do Palácio, que para além de belos contam a nossa história."

Houve uma recuperação de todo o património. "As estátuas de mármore foram tratadas no local, com químicos que matam os microorganismos. As esculturas de chumbo tiveram de ser enviadas para Londres, onde especialistas na obra de John Cheere procederam ao restauro. Temos um museu de esculturas ao ar livre que merece o olhar dos visitantes", afirmou.

Os 15 hectares que compoem o Palácio de Queluz e os seus jardins abrem assim no dia 14 de Abril.

Futuro do Palácio de Queluz

O Palácio de Queluz planeia "realizar concertos musicais e apresentações de dança. Abrir um café no espaço onde era o Pavilhão de Chá também está nos planos." É ainda desejo de Isabel Cordeiro que "as pessoas frequentassem o jardim como um espaço de lazer, convívio e cultura."

2 comentários:

  1. Gostaria de obter fotos e comentários sobre as esculturas em pedra, sua disposição no Jardim e significados. Estive pessoalmente mas extraviei as fotos que pretendia guardar. Existindo ublicação a respeito agradeço a indicação.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ary Eduardo Porto,

    o Palácio de Queluz irá ter em breve um site onde deverá ter essas informações. Quando o site for publico responderemos novamente.

    Poderá entretanto contactar o Instituto dos Museus e da Conservação:

    http://www.ipmuseus.pt/

    ResponderExcluir