quarta-feira, setembro 08, 2010

Câmara Municipal de Sintra recebeu o dobro das reclamações em 2009 face a 2007

Quadro da evolução do número de reclamações
A Câmara Municipal de Sintra recebeu quase o dobro das reclamações em 2009 quando se compara os dados com o ano 2007. Em 2007, a Câmara recebeu 2.808 reclamações, em 2008 recebeu 3.509 e em 2009 recebeu 5.153. São dados do Relatório de Análise dos Atendimentos/Reclamações que o Gabinete de Apoio ao Munícipe da Câmara Municipal de Sintra diz revelarem "que os cidadãos/munícipes estão cada vez mais participativos."

Em 2009, o mail foi o meio de reclamação mais utilizado pelos munícipes e teve "uma generosa subida" nesse ano. 2.406 reclamações deram entrada pelo geral@cm-sintra.pt. Por telefone deram entrada 1.208 registos enquanto presencialmente foram registadas 1.083 reclamações. As restantes reclamações, com pouca expressão, foram feitas através de carta, fax e livro de reclamações.

Cidadãos de Queluz apresentaram cerca de 2 reclamações por dia em 2009

Em todas as freguesias da cidade de Queluz houve um acréscimo de reclamações. Em 2008, os cidadãos de Queluz apresentaram 556 reclamações, enquanto em 2009 apresentaram 878 reclamações. Nas freguesias da área de influência - Belas, Almargem do Bispo e Casal de Cambra - também houve uma subida do número de reclamações, com excepção para Casal de Cambra, onde o número se manteve aproximado.

5 comentários:

  1. Sendo 68% contra a H.P.E.M. Interessante!

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  2. Importa saber qual a proveniencia das reclamações para se perceber a importancia e relevancia das mesmas.Louve-se a coragem da CMS em dar a cara e publicar dados que não lhe são favoraveis,demonstra vontade de melhorar e capacidade para identificar os problemas, honestidade e coragem politicas dificeis de encontrar hoje em dia.Parabens ao Dr. Fernando Seara e ao seu executivo por mais esta prova de frontalidade e coragem.

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  3. O Relatório de Análise dos Atendimentos/Reclamações de 2009, à semelhança do ano de 2008, foi solicitado enquanto documento administrativo, não sendo divulgado por iniciativa dos serviços ou eleitos.

    O documento foi disponibilizado no link do artigo.

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  4. A importância e a relevâncias das reclamações?? Todas as reclamações são importantes e relevantes e no caso da HPEM, são com toda a certeza sobre os novos contentores de lixo, a sua péssima localização e dificuldade no uso dos mesmos por parte dos moradores. Todas as reclamações que nos fazem chegar à JFMA e que são reencaminhadas para a HPEM são contra os novos contentores, a sua péssima localização (ocupando centenas de lugares de estacionamento, em locais onde tiram a visibilidade aos condutores, frente a estabelecimentos comerciais, etc.) e a dificuldade que os moradores têm para abrir os referidos contentores. Isto não basta? São reclamações bastante relevantes e importantes. Respostas da HPEM para solucionar os problemas... ZERO!

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  5. Ó Fátima você continua a ser mal intencionada, até demais.
    Leia lá bem o relatório do GAM, a Srª está a interpretar, manipular,e divulgar, mais uma vez, dados de uma forma errada e abusiva.
    Logo na página 2 do referido relatório está lá bem explicito que os dados se referem a reclamações/petições, ou sejam por um lado situações que manifestamente desagradam aos municipes e por outro pedidos especificos de intervenção ou sugestões que no caso da HPEM até podem ser do serviço gratuito de recolha de monstros e verdes, mas aqui só eles, empresa municipal é que podem responder quantos são.Está na página 6 a dizer estes termos sÃO "Perfil específico do SMARTDOCS, onde se registam todas as preocupações/sugestões (vias, telefone, email,presencial, correio e fax), com que os cidadãos/munícipes se deparam no seu dia-a-dia e que entendem ser de resolução municipal."E por vezes não são.
    Se para si reclamar é sinónimo de trabalhar então leia a página 83 do relatório e chegue á conclusão de que tem de trabalhar mais, pois só seis freguesias em 20 é que reclamam menos, as outras reclamam muito mais e não teem nem metade dos seus fregueses.
    2009 foi ano de eleições, em que toda a gente tende a pensar que se não é agora não vai ser e em que se reclama muito mais.
    E eu leio na página 87 do documento que "de entre o vasto universo que é o conjunto de Unidades Orgânicas pertencentes a esta Autarquia e Empresas Municipais/Serviços Municipalizados, cerca de seis tiveram em mãos a tarefa de responder/resolver às 54,16% de reclamações/petições que os munícipes/cidadão fizeram chegar a esta edilidade, durante o ano de 2009,o DAI – Departamento de Ambiente e Intervenção Local (27,20%), o DOM – Departamento de Obras Municipais (18,19%),o DFIS –Divisão de Fiscalização Municipal (16,39%) e o SPM – Serviço de Polícia Municipal (10,41%), traduziram-se nos encaminhamentos mais frequentes do GIGR, representando em conjunto 72,18% do total de envios efectuados aos serviços competentes, sendo que a HPEM tem apenas 8,8 % Srª Presidente, 8,8%, a senhora sabe ler, ou só lê o que lhe convém???
    E depois veja a página 90, está lá bem escrito:de todas as reclamações petições recebidas, as tais 400 e qq coisa, só 109 é que foram de crescimento mesmo, e mesmo assim a HPEM é das que menos cresce,36,34 % de aumento contra 56,6% da Educa e 76,47% dos SMAS.
    E a senhora só fala da HPEM?
    Ou seja, a Srª Presidente continua a não fazer o trabalho de casa e ter dois pesos e duas medidas.Porque é que o Cidadania não se refere nem aos SMAS nem á Educa?A sua sanha persecutória contra a HPEM vai ficar na história deste Municipio pelas piores razões.

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