terça-feira, julho 06, 2010

Realojamentos da Amadora no concelho de Sintra põem a nu altercações políticas

Uma notícia do Correio de Sintra de 2 de Julho dá conta de que o "ataque terrorista" da Amadora - política de realojamentos - abriu uma "guerra entre municípios e socialistas." A guerra entre socialistas ficou evidente na última Assembleia Municipal de Sintra após dois discursos contraditórios na bancada socialista. Fátima Campos manifestou-se contra os realojamentos da Amadora no concelho de Sintra, mas António Luís Lopes, em nome do PS Sintra, manifestou-se a favor (discussão continua aqui).

Candidaturas para a Federação da Área Urbana de Lisboa dividem socialistas do concelho de Sintra

XIII Congresso do PS FAUL
Rui Pereira, presidente da CPC de Sintra
Apesar da eleição só estar prevista para Outubro, as campanhas para as eleições da Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista já estão a decorrer. Existem dois candidatos: Joaquim Raposo, actual presidente da FAUL e da Câmara Municipal da Amadora e Marcos Perestrello, Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar.

No dia 23 de Junho, pelas 21H00, decorreu a apresentação oficial da candidatura de Joaquim Raposo. Na Universidade Lusófona, a apoiar a continuidade na FAUL de Joaquim Raposo,  estiveram presentes o presidente da Comissão Política de Sintra do Partido Socialista, Rui Peireira, e ainda o membro da Assembleia Municipal, António Luís Lopes. A apoiar a candidatura de Marcos Perestrello estão outros socialistas do concelho de Sintra, militantes de base. De recordar que no decorrer das eleições autárquicas de 2009,  Joaquim Raposo, à margem de um almoço, numa esplanada, afirmou ao Expresso que não era "realista esperar a vitória" na Câmara Municipal de Sintra. Durante a campanha, estas declarações desagradaram os militantes socialistas de Sintra que poderão não dar a vitória a Joaquim Raposo.

Disputa entre Sintra e Amadora é entre futuros candidatos às Câmaras

A nível institucional, a disputa entre Sintra e Amadora está a fazer-se entre os possíveis futuros candidatos em 2013 às Câmaras Municipais de Sintra e da Amadora. Legalmente, Joaquim Raposo (Amadora) e Fernando Seara (Sintra) estão impedidos de se recandidatar. Marco Almeida (PSD Sintra) e Carla Tavares (PS Amadora) são apontados como futuros candidatos às presidências da Câmara. Há quem sugira ainda que a campanha já começou.

[Correcção feita à data de apresentação da candidatura]

Nenhum comentário:

Postar um comentário