domingo, junho 20, 2010

Bloco de Esquerda pergunta ao Ministério da Saúde por que é que não cumpre Carta dos Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde

No dia 18 de Junho, João Semedo, deputado do Bloco de Esquerda, escreveu ao Ministério da Saúde onde fez duas questões: "Por que motivo o Ministério da Saúde não solicitou aos estabelecimentos do SNS a produção do relatório sobre o acesso aos cuidados de saúde referente a 2009?" "Por que motivo o Ministério da Saúde ainda não entregou à Assembleia da República o relatório sobre o acesso dos Portugueses aos cuidados de saúde nos estabelecimentos do SNS, conforme obrigado a fazê-lo legalmente até 31 de Maio? Quando prevê o Ministério da Saúde cumprir essa obrigação?"

Recorde-se que a Lei n.º 41/2007, de 24 de Agosto, entretanto já regulamentada, tinha de ser aplicada até 31 de Março. Trata-se da Carta dos Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde que dá aos utentes o direito de conhecerem o tempo de espera nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde.

Recorde-se que ao Agrupamento de Saúde de Queluz  foram solicitados estes dados, no entanto, o ACES X Cacém-Queluz disse que não havia qualquer indicação do Ministério da Saúde para produzir o relatório.

Centro de Saúde sem papel para as receitas

Segundo o DN de hoje, um Centro de Saúde no concelho de Sintra pedia papel aos utentes para passar as receitas. A causa foi uma ruptura de stock, uma vez que os agrupamentos de saúde apesar de terem directores não têm orçamento e estão dependentes da ARS-LVT.