quinta-feira, junho 24, 2010

Anta da Pedra dos Mouros destruída : PJ investiga eventual crime contra o património

A Polícia Judiciária está a investigar a destruição da Anta da Pedra dos Mouros em Belas. Trata-se de um monumento que remonta a 3.500 anos antes de cristo. Segundo o Correio da Manhã, a PJ identificou ao seu lado sinais de acampamento, lixo e a vedação estava parcialmente cortada.

Guilherme Dias culpabiliza "rebentamento de rochas para construção"

O presidente da Junta de Freguesia de Belas, em declarações à Lusa, diz que o monumento, em propriedade privada, é visitado de noite e de dia e "seria preciso muita força para [o] partir." Guilherme Dias culpabiliza o “rebentamento de rochas para construção” do IC16.


Rui Oliveira aponta o dedo às entidades responsáveis

A Rádio Ocidente ouviu Rui Oliveira, historiador e investigador, que afasta a hipótese de "acto criminoso," no entanto critica as entidades responsáveis (IPPAR e Câmara Municipal de Sintra) por não darem atenção ao monumento.

Escavações aconteceram no século XIX

As escavações nas Antas de Belas aconteceram no século XIX e ontem fez 100 anos a sua classificação como Monumento Nacional. Tratou-se de uma sepultura colectiva e trata-se de um elemento do património geológico da cidade de Queluz e da vila de Belas que fica destruído.

(segunda imagem retirada do site da Rádio Ocidente)

Mais imagens da Anta destruída (fotos de Marulhar)