A noite de hoje foi marcada pelo granizo e trovoada na cidade de Queluz e área de influência. A estação meteorológica de Queluz (Parque Urbano) registou entre as 00H00 e às 15H00 25.9mm de precipitação.
A rajada máxima foi de 64.4km/h e desde as 00H00 que a pressão tem vindo a descer: neste momento a pressão é de 995.5hPa e a temperatura é de 13.4 °C.
Segundo a imagem radar do Instituto de Meteorologia, a área mais afectada poderá ter sido Almargem do Bispo, Belas e Casal de Cambra (afluentes do rio Jamor). Hoje de manhã, segundo imagens, o caudal do rio Jamor já tinha subido.
Na terça-feira e quarta-feira fará frio com chuva fraca. A esta hora o distrito de Lisboa estava em alerta amarelo devido ao vento e ondulação.
Seis Barracas destruídas na foz do rio Jamor
Segundo o presidente da Junta de Freguesia da Cruz Quebrada e Dafundo, a forte ondulação e a de hoje à noite destruíu as barracas de seis pessoas na foz do rio Jamor.
O autarca afirmou à agência Lusa que é necessária uma "solução urgente" e um "realojamento definitivo", apelando à Administração do Porto de Lisboa (APL), à REFER [dado que as habitações clandestinas foram construídas junto à Linha férrea de Cascais] e à Câmara uma "acção conjunta" para a solução destas seis pessoas.
Ainda segundo o presidente da Junta de Freguesia, a situação agravou-se devido à "destruição das muralhas de protecção do leito do rio Jamor [que desagua naquela praia] em 1983 que ainda não foram repostas e à inexistência de cada vez menos areal na praia, que faz com que o mar chegue mesmo às barracas."
[...] O gradeamento no rio Jamor perto da Rotunda do Jamor em Monte Abraão foi retirado. O gradeamento fazia a retenção de lixo e diminuía o caudal do rio jamor em direcção ao Palácio de Queluz e à foz. [...]
ResponderExcluir