sábado, dezembro 12, 2009

Cacém: jovem de 15 anos torturado por gang com pontas de cigarro e paus em brasa

A Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária "desarticulou" um gang no Cacém. São sete homens, "presumíveis autores de diversos sequestros qualificados, ofensas à integridade física graves e roubos." Os crimes terão sido cometidos no concelho de Sintra.

O gang praticava actos de violência gratuita no Cacém. Segundo a Polícia Judiciária, "nos casos mais graves, os actos de tortura perduraram várias horas, com as vítimas a serem mantidas em cativeiro, em local ermo, situado num antigo ferro velho e que actualmente se encontra desactivado e abandonado."

Um dos casos foi um jovem de 15 anos que pediu ajuda à PSP do Cacém há cerca de um mês. Segundo o Jornal de Negócios o jovem foi sequestrado num camião-frigorífico abandonado nas ruas do Cacém e passou aí 24 horas onde foi torturado com pontas de cigarros e paus em brasa. Só por distracção do gang, o jovem conseguiu fugir.

São 12 as vítimas identificadas pela PJ que sofreram actos de violência gratuita, mas as autoridades acreditam "que existam muitas mais." "Face ao terror e receio gerado pelas actuações aqui em causa, não apresentaram, nem pretendem apresentar qualquer queixa," refere a PJ. Os crimes ocorreram "nos últimos meses de forma impune e extremamente violenta, "aterrorizando" outros jovens em idade escolar, sequestrando-os, esfaqueando-os, com requintes de malvadez e em várias partes do corpo, agredindo-os e sujeitando-os a sevícias várias, entre as quais queimaduras com cigarros e paus incandescentes," concluí.

O terror instalou-se na comunidade escolar do Cacém e nas suas famílias. Este grupo tinha um território "que reivindicava para si." A maior parte do gang apelidado de Bruxelas Street vivia na Rua Cidade Bruxelas da cidade de Agualva-Cacém. Existe inclusive uma página do gang no Hi5.

Medidas de coação

Quatro membros do gang estão em prisão preventiva. Os sete membros tinham idades entre os 15 e os 19 anos sendo dois deles menores. Apesar da divisão de Sintra da PSP ter identificado 20 membros que pertencem ao gang, a PJ apenas fez sete detenções que afirma serem a "cúpula."

Rua onde jovens viviam pode favorecer o crime

A Rua Cidade Bruxelas na cidade de Agualva-Cacém trata-se de um local com pouca iluminação e praticamente sem comércio local. Um local ermo e possivelmente com viaturas abandonadas. Além destes factores existe outro: a rua é um beco e facilmente poderia deixar de o ser. Esta rua é também envolta por terrenos baldios com lixo como se pode ver nas imagens.

6 comentários:

  1. A Rua em que foram praticados os crimes não era a Rua Cidade de Bruxelas mas sim Rua Fonte do Penedo,.

    ResponderExcluir
  2. Porque é que as nossas policias não oferecem a esses meninos (em vez de um cabaz de natal e uma casinha) uma palhinha para eles poderem alimentar-se!

    ResponderExcluir
  3. Isto esta cada vez pior e ninguem faz nada , por isso é que somos vistos como incompetentes

    ResponderExcluir
  4. Presumivel local onde se praticaram os crimes. http://www.youtube.com/watch?v=Uhvf8UPbTFk Trata-se de um "Parque de Sucatas, que constituí um elemento desqualificador da zona residencial envolvente e um convite para práticas marginais e potenciadoras de insegurança..." este filme, amador, foi feito há longo tempo

    ResponderExcluir
  5. [...] sucata localiza-se na Rua da Fonte do Penedo e na Rua da Murta e será o local dos crimes. Segundo o Correio da Manhã esta sucata pertence a um proprietário que já nem vive no local: [...]

    ResponderExcluir
  6. A policia enganou-se em algumas das detenções porque apesar de pertencer ao grupo 1 dos rapazes que foi preso não tinha nada a ver com essas cenas!!!

    ResponderExcluir