quinta-feira, outubro 29, 2009

A cidade fica mais pobre se nada for feito em defesa do Patimónio que resta

Por: Susete Evaristo

Este blogue em boa hora criado pelo "Cidadania de Queluz" tinha e tem como objectivo dar a conhecer os locais de interessa de Massamá, Monte Abraão, Queluz, Idanha, Campinas, Massamá Norte, Queluz-de-Baixo, Tercena e Belas.
Infelizmente esta semana perdeu-se por íncuria, uma casa que poderia ter sido um polo cultural nesta cidade mas, a insensibilidade cultural, ou apenas porque o entendimento de que quanto menos cultos são os povos mais fáceis são de manipular, está a grassar nesta cidade que um dia foi a residência de muitos nomes ilustres da vida cultural portuguesa, com a conivência dos mais altos reponsáveis autárquicos.
A exemplo do que esta semana aconteceu com a casa de Stuart Carvalhais, a exemplo do que aconteceu com o antigo Cine-Teatro Queluz e outros edificios que ao longo do tempo foram dando lugar a edifícios descaracterizados e lembro por exemplo o chalet da famila do Conde Almeida Araújo, ou da família Capucho, esta na Rua Dr. Manuel de Arriaga, tona-se urgente defender o património que ainda existe, para conhecimento dos mais novos e dos que nos irão suceder. Dou aqui alguns exemplos do que ainda podemos defender: O edifício do 1º Posto dos Bombeiros; O caracteristico Bairro Chinelo (bairro que foi dos trabalhadores de construção do Palácio de Queluz) ; as instalações do Tanque Comunitário onde presentemente está a Sede ao Grupo Coral de Queluz; O conjunto arquitectónico ao cimo da Rua Luis Simões;






Os fontanários: Rua Bica da Costa em Queluz; Chafariz D. Carlos I; Chafariz da Rua João Pina Gouveia em Monte Abraão; Chafariz de Massamá; Fonte da Carranca; Fonte da Pedra em Masamá; Chafariz do Pendão; Chafariz das duas bicas; e aindas as pontes do Catita;
Ponte Pedrinha; Ponte da Quinta Nova; Ponte da Matinha e tantos outros locais de interesse do patrimonio cultural de Queluz. Património que não falta, falta é um movimento em sua defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário