A horta urbana localizada no Bairro 1º de Maio, na Av. Capitão António Gomes Rocha tem objectivos "bastante profundos e não devem ser minimizados pelo seu reduzido tamanho. Existem vários e são bastante distintos. O grande cenário é a criação de uma consciência social e ambiental, através da utilização de um espaço desocupado na produção de alimentos sem recorrer a técnicas artificiais e prejudiciais para todos a longo prazo. Promover a experimentação directa com as culturas, mostrar que é possível ter resultados sem os comprometer à partida.", revela ao Cidadania Queluz, Ricardo Canelas, um dos participantes.
"Mistura de lazer e consumo próprio."
A horta urbana não tem objectivos comerciais e não é esse o objectivo dos horticultores citadinos. A horta comunitária serve antes "objectivos sociais: motivámos a criação de novas hortas e imediações e novos interessados nestas actividades."
Uma horta pela Cidadania Ecológica
A Horta Comunitária de Monte Abraão faz também o trabalho de "sensibilização de órgãos públicos, quer a nível de freguesia quer a nível de município, é um grande objectivo do grupo. a verdade é que estas hortas são um elemento fundamental na vida de algumas pessoas, por muito poucas ou pequeninas que sejam. A aplicação de medidas concretas de incentivo e protecção destes espaços não custa muito, coisas pequenas bastariam para dar um grande contributo à sua existência e proliferação. Existe uma enorme inércia politica neste sector porque não é algo que seja regulável sem algum esforço, mas não é necessário que tudo seja definido com rigor e integrado num plano logístico de enormes proporções, basta alguma elasticidade, medidas inteligentes, adaptáveis e boa vontade. É possível também encarar o espaço como uma possibilidade de aprendizagem contínua e prática, preparação para voos maiores ou pequenos projectos pessoais."
Principais dificuldades na Horta
As principais dificuldades na manutenção da horta comunitária passam pela rega uma vez que se situa na colina de Monte Abraão.
Verão ameaça Horta Comunitária
"A horta situa-se uma colina do Monte Abraão, imediatamente acima da escola Ruy Belo, sendo que a água é transportada por nós até ao local. Adaptámos-nos à realidade, apostamos principalmente em culturas de pouca água, mas em períodos de seca é muito complicado garantir um correcto desenvolvimento das mesmas. Conseguimos adquirir um depósito de 1000l que nos serve como amortecedor, mas recarregar o mesmo é complicado e exige a utilização de automóveis. Gostaríamos de contar com algum tipo de apoio dos órgãos da Freguesia, mas estamos completamente desamparados. É possível, temos sobrevivido, mas com o Verão é claro que não poderemos alimentar tudo com a presente capacidade de rega."
Futuro : objectivos da horta comunitária
- "Conseguir manter o projecto coeso"
- "Montar uma pequena estufa (crescimento nas estruturas)"
- "Garantir um sistema de loteamento informal por parte da Junta de Freguesia"
- "Expandir o actual círculo de troca de sementes de origem biológica entre outras hortas do distrito"
- "Existe tanto que pode ser feito..."
Ora aí está uma ideia eu defendi há alguns anos atrás mas que não foi bem aceite pelo poder instituido.
ResponderExcluirAliás sugeri mesmo que o local ideal seriam os terrenos adjacentes à ribeira junto à crel a qual poderia ser aproveitada para a rega.
Mais, esta horta poderia mesmo ser um insentivo para miudos e graudos não os distanciando dos produtos que muitos deles só vem no prato ou, nos supermercados.
Solicito no entanto alguns esclarecimentos quanto à sua localização é que eu moro mesmo frente aos terrenos que aqui são assinalados, onde como dizem já existe a referida horta mas não tenho qualquer conhecimento da sua existência.
Como há 3 bolsas de terreno frente ao Bairro 1º de Maio, em qual desses terrenos existe então a horta?
Obrigada
A horta está localizada mesmo nas traseiras da escola Ruy Belo, ou seja, no baldio que fica "encravado" entre a Av. Cap. António Gomes Rocha e a Rua Pêro Escobar. Penso que assim já fica explícita a sua localização. A horta comunitária apesar de estar rodeada de outras hortas pode ser facilmente identificada através de um depósito de 1000 L, de um espantalho e por ser a única que não tem porta! Esperamos a visita de todas/os!
ResponderExcluirTive conhecimento da existência da horta através de uma moradora da Freguesia, há já alguns meses. Penso que uma das suas filhas integra o grupo responsável pela sua criação. Nunca foi pedido qualquer apoio à Junta de Freguesia de Monte Abraão. Nem por este grupo de moradores, nem pela Susete que refere no seu comentário a esta notícia..."Ora aí está uma ideia eu defendi há alguns anos atrás mas que não foi bem aceite pelo poder instituído." Não imagino a quem se refere, Não é à Junta de Freguesia de Monte Abraão, seguramente!
ResponderExcluirFátima Campos
Presidente JF Monte Abraão
Desconhecia a existência de uma horta comunitária aberta à colaboraçao de todos. Penso sempre que tudo já tem dono e não me aproximo para não incomodar.
ResponderExcluirNo caso vertente, a falta de água, penso que temos pelo menos 2 opções:
1ª Um/dois/três... pequenos depósitos em plástico ou latão, colocados estrategicamente na horta;
2º Proceder ao enchimento semanal por voluntários que ficam responsabilizados pelo abastecimento da água.
E é claro que esse abastecimento enquanto não ouver outras hipóteses melhores poderá ser feito pelos Bombeiros, mesmo se para isso preciso for dar algum contributo.
Isto em situação transitória. Não vá alguém começar ja a desistirainda antes do verão chegar.
Boa sorte aos que já estão envolvidos no projecto.
Caso ainda precisem de voluntários é só usar o meu Email.
Aproveitamos para agradecer aqui a disponibilidade demonstrada pela junta de freguesia para apoiar este projecto. Na verdade já tinhamos tentado contactar a junta, e continuamos a achar que ela pode, e deve, ter um papel muito importante no apoio e na promoção das hortas (e de outras práticas ecológicas e sustentáveis) no Monte Abraão. E teremos todo o gosto em dar o nosso contributo para um projecto com esses objectivos!
ResponderExcluirConvidamos todos os interessados na horta a visitar o nosso blog, através do qual se podem juntar à nossa mailing list de discussão. E pelos domingos de manhã, basta aparecer e experimentar!
Horta Comunitária do Monte Abraão
Reafirmo, aqui, a habitual disponibilidade da Junta de Freguesia de Monte Abraão para apoiar este tipo de projectos. As pessoas envolvidas na criação da Horta Comunitária de Monte Abraão contactaram, logo no início, esta Junta de Freguesia para informar do projecto e foi-lhes dito que poderiam continuar no espaço onde estão, mas sem vedações feitas com restos de materiais velhos, tipo portas velhas, chapas de metal, electrodomésticos avariados e barracas de apoio. Só poderiam usar como vedação uma rede verde que, habitualmente, serve para vedar este tipo de actividades. Procuraram-nos, agora, para marcar uma reunião comigo e a mesma ficou marcada para a próxima 5ª feira, dia 14 de Maio.
ResponderExcluirFátima Campos
[...] que este é o primeiro verão da Horta Comunitária de Monte Abraão, uma vez que o projecto arrancou no terreno em Setembro de 2008. Tags:Câmara Municipal de Sintra, Horta Comunitária de Monte Abraão, Hortas Urbanas, Junta de [...]
ResponderExcluir