terça-feira, maio 19, 2009

Fome: CM Sintra abre "alguns" refeitórios escolares ao fim-de-semana

A Câmara Municipal de Sintra decidiu abrir alguns refeitórios escolares ao fim de semana. Esta é uma decisão fundamentada no facto de chegarem às escolas, cada vez em maior número, crianças com fome.

A fome nos alunos das escolas do concelho agudiza-se à segunda-feira pois durante o fim-de-semana as crianças pouco comem nas suas residências.

"Estamos a servir actualmente 14 mil refeições por dia nas escolas e o que me perturba é que, em alguns casos, é a única refeição quente que os alunos comem por dia" -  disse Fernando Seara ao Correio da Manhã.

Só algumas escolas estão abertas ao fim-de-semana

Sem explicar o critério, a Câmara Municipal de Sintra optou por seleccionar apenas algumas escolas do concelho para funcionarem ao fim-de-semana.

Esta é uma decisão que não foi explicada aos munícipes no site da própria autarquia como se pode verificar.

Fátima Campos questiona critérios


Fátima Campos, Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, refere que "a escola EB 1 de Queluz, localizada em Monte Abraão, tem cerca de 900 alunos. No concelho de Sintra é a escola com mais alunos que beneficiam do apoio do SASE (484), dos quais 314 pertencem ao escalão A – o que contempla os alunos oriundos de agregados familiares com mais carências. Para estes alunos o citado apoio não foi accionado."

Fátima Campos entende que ao ter seleccionado apenas algumas escolas sem esclarecer o critério, Fernando Seara pode estar a fazer uma "manobra eleitoralista e discriminatória" em "matérias sociais."

Lista de escolas no concelho de Sintra com abertura do refeitório ao fim-de-semana:

A única escola que abre ao fim-de-semana na cidade de Queluz fica situada no Bairro do Pendão: EB1/JI n.º 3 do Pendão.

Outras escolas do concelho de Sintra com refeitório aberto:

EB1/JI n.º 2 Serra das Minas
EB1/JI Casal da Cavaleira
EB!1JI Casal de Cambra
EB1 N.2 Mira Sintra

Relacionado

7 comentários:

  1. Boa Noite a todos.

    Confesso que fiquei impressionada com a notícia de que crianças estejam a passar necessidades tão vitais como a falta de comida num País como Portugal, que já foi um dos celeiros do mundo.
    O que está acontecendo com a humanidade? Uns com tanto, outros sem nada, será que os sistema de distribuição de riqueza está correto? Precisamos repensar uma nova forma de vida, pq. a fome é uma das maiores misérias que a sociedade pode ter, precisamos encontrar um meio de romper estas barreiras, e lutar para que Leis mais severas sejam elaboradas para que os ricos paguem dividendos aos pobres. Só existe pobre, pq. tem o rico que o explora de todas as formas.

    Obrigada,

    Sônia Carvalho/ Advogada em Brasil

    ResponderExcluir
  2. Pois é, não faltam milhoes de euros para a construção de novas pontes, aeroportos, e a obra que mais falta faz aos Portugueses neste momento, o TGV! As crianças que passem fome, as crianças e os pais dessas crianças.
    Porque esse senhor, ditador e arrogante a quem chamam primeiro ministro a sua preocupação foi atirar mais uma vez areia para os olhos dos Portugueses, aos que ainda não abriram os olhos, portáteis Magalhaes para as criancinhas que agora com fome talvez os possam colocar numa panela e comer, enquanto que ele toma as suas refeições nos melhores restaurantes.
    Portugal é um grande País, mas infelizmente é gerido (mal) por politicos corruptos, arrogantes e ditadores.
    E os restantes, oposição pouco ou nada fazem, tem o seu ordenado garantido não precisam preocupar-se com a renda de casa, a alimentação dos filhos os impostos as penhoras abusivas, a injustiça tributaria e restantes obrigações ditaturiais deste governo. Pois á excepção de um ou outro são farinha do mesmo saco.
    Isto não é democracia.
    Portugueses exigam respeito, medidas imediatas para que os nossos filhos não passem pela situação (que outros já estão a passar) mais decadente que uma sociedade pode ter, CRIANÇAS A PASSAR FOME EM PORTUGAL.

    ResponderExcluir
  3. [...] Câmara Municipal de Sintra, procedeu à abertura ao fim de semana de 5 refeitórios (E.B.1/J.I. Pendão, E.B.1/J.I. Casal da Cavaleira, E.B.1. Mira Sintra Nº 2 e E.B.1/J.I. Casal de [...]

    ResponderExcluir
  4. [...] cidade de Queluz apenas um refeitório está aberto ao fim de semana, situação já questionada por Fátima Campos. Tags:Câmara Municipal de Sintra, Fernado Seara, [...]

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente estams , nas maiores misérias nunca vistas em Portugal.Crianças querem comer e não há ninguem a dar de comer a estas pobres crianças. Adultos estão com ordenados mto baixos, para fazerem face á situação económica .Este Governo PS e PSD e CDS etc ,nunca fez nada por a miséria kerem é bolsos cheios de dinheiro, sendo á custa do pobre :Mas também nós somos os culpados,de os lá colocar , no poleiro, nunca iremos fazer nada mesmo, nada para os colocar daki para fora os Portugueses se a COBARDAM mto e com apertos de mão tem, medo de perder as mãos , ou ficarem coladas a esta Crianças, que querem, dizer mal, um dos outrs .Sub-Marinos comprados auto_estradas a fazerem-se , mas olhar por a miséria incoberta estas Crianças destes Ministeros estão. se nas tintas , por todas as carências que Portugal Atravessa nos últios anos

    VENHA OUTRO SALAZAR PARA MANTER O RESPEITO E A BOA DELICADEZA QUE ACABOU

    ResponderExcluir
  6. [...] Fome [em Sintra] nunca foi especificado o que acontecia aos alunos com fome das restantes escolas. Um facto pelo qual Fátima Campos contestou esta medida pela selecção de escolas sem critérios, o que mais tarde fez Fernando Seara abrir o refeitório noutra escola em Monte Abraão. No [...]

    ResponderExcluir
  7. Pois é.O objectivo do dr. seara foi conseguido.Deu noticia nas TV, rádios e jornais.Já não há fome...Refeitórios estão encerrradas. Foi sol de pouca dura.

    ResponderExcluir