Na inauguração do pouco que se recuperou dos Jardins do Palácio de Queluz, o actual Ministro da Cultura fez um apelo a todos os cidadãos de Queluz: ""Reapropriem-se do palácio, venham visitá-lo."
No entanto o Palácio de Queluz continua sem ter uma agenda própria, uma newsletter, uma página na web. Ou seja, não comunica nem programa.
Para contribuir para esta alienação cultural, o único evento que a Câmara Municipal de Sintra tem previsto para o Palácio de Queluz é uma Ópera.
Fernando Seara na inauguração revelou ao Jornal Público: "vamos fazer aqui uma ópera no Festival de Sintra."
O Presidente da Coligação Mais Sintra (PSD/PP) comentou a recuperação: "Isto fez o seu caminho, mas ainda tem caminho para fazer. O que foi feito é relevante, mas este espaço exige contínua recuperação e permanente acolhimento de novos públicos."
Cidadãos de Queluz não visitam palácio
80% dos visitantes do Palácio de Queluz são turistas estrangeiros. Dos 20% nacionais, 60% são estudantes.
Ora os cidadãos de Queluz, apesar de apoiarem o Palácio através do orçamento da Junta de Freguesia de Queluz, têm de pagar um valor semelhante aos turistas estrangeiros: 5 euros por entrada.
Visitei o palácio e os seus jardins na passada 2ª feira. Já há alguns anos que o não visitava. Sinceramente não me apercebi de qualquer recuperação. Pareceu-me tuda na mesma. Para dois anos fechado muito pouco foi feito.
ResponderExcluirInfelizmente, como em muita coisa, não há organização. Recuperam 3 ou 4 estátuas e pronto, ficam à espera que o palácio seja um sucesso.
ResponderExcluirVisitei Queluz no Verão passado e vou fazê-lo novamente para ver os jardins. No entanto pareceu-me que mesmo no interior há muita coisa por fazer. Espero que o façam rápido ou vai começar a ficar como a Ajuda, a cair.