quarta-feira, abril 29, 2009

Árvores centenárias morrem de pé

Na sequência das obras de requalificação da Avenida Miguel Bombarda, foram serradas várias árvores que a população refere terem mais de 100 anos*. Vários cidadãos de Queluz não concordam com o abate das árvores promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

São da opinião que as árvores deveriam ter sido transplantadas noutro local. A primeira opção nunca deveria ter sido pelo corte. A população refere que a GNR esteve no local, mas não foi a tempo de evitar o abate.

*idade das árvores não confirmada.

Imagens do abate

p4290117

p4290119

p4290122

7 comentários:

  1. Não sou apreciadora de árvores por assim dizer, mas quando vi no passado fim de semana o que estava a acontecer, senti uma sensaçao de arrepio! Aquela avenida numa tarde de verão so tinha alguma frescura pelas árvores que tinha, aliás acho que era a única coisa a que achava graça naquele sítio, enquanto tentava passar por entre carros colados a muros. Fiquei triste, e começo a temer o futuro daquela rua, será promovida a auto estrada? com passagem aérea?

    ResponderExcluir
  2. As fotos desta página são um pouco aterradoras. Não percebo o argumento dos autarcas para cortar as árvores. A justificação das elergias pode ser verdade, mas nunca conheci ninguém com esse problema. Nem me parece que seja algo tão grave que justifique o corte de árvores tão desenvolvidas que certamente serão substituídas por micro-árvores que demorarão décadas a desenvolverem-se. É triste!

    ResponderExcluir
  3. Quem pensa(manda construir) não são aqueles que por ali passam, ou vivem.

    No meu entender as árvores poderiam ter ficado a meio das duas faixas sendo que o passeio de ambos os lados ficariam com a mesma largura.

    No caso actual(projecto) vamos continuar a ter "um lado rico e outro pobre".

    O que vai melhorar? Menos carros estacionados, se considerarmos só os residentes, onde irão estacionar! Já fizeram o projecto para tal?

    ResponderExcluir
  4. Ainda ontem comentava isso com o dono do quiosque da estação. Moro em Queluz à 32 anos e sempre conheci aquelas árvores na Avenida. De Verão era elas que davam alguma frescura e que faziam daquela avenida vistosa. Porque de resto....
    Também eu tive rinite alérgica e tinha alergia às bugalhos das ditas árvores, mas nada que as doses de vacinas não tenham resultado. Agora cortarem as árvores para fazerem estacionamentos pagos ou melhorarem os jardins? Tudo bem, mas ao menos tivessem plantado nos Jardins do palácio ou no jardim lá perto. Não fizeram o mesmo noutras localidades com as Oliveiras???? Enfim... Mas à muita coisa em Queluz que podia e devia mudar e não é o caso.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o que foi referido anteriormente. Gostava de interrogar os engenheiros e os doutores que têm os pelouros da Urbanização e do Departamento de Ambiente da Câmara de Sintra. Agora, subitamente, os Plátanos septuagenários são provocadores de alergias. Moro em Queluz há quase 35 anos, em plena Avenida Miguel Bombarda, e as minhas alergias são outras, tais como à sujidade que impera nos contentores e respectivo cheiro nauseabundo, aos buracos nos passeios, à invasão de carros nos passeios que deveriam ser para os peões, durantes anos a fios...à chuva que inunda a estação de Queluz-Belas assim que dá um ar de sua graça, às escadas rolantes à chuva e sempre avariadas, que obrigam pessoas doentes e idosas a ir ao desespero, etc. Foi de facto um acto de puro terceiro mundismo aquele de cortar as árvores que embelezavam e refrescavam aquela artéria há já muito deixada ao abandono...
    Já agora deixo o repto para que os responsáveis pensem com criatividade antes de destruírem também, por exemplo, os jardins de algumas pracetas, que são jardins aprazíveis e cuidados pelos próprios moradores, com plantas e árvores dignos de sobreviverem, como são o caso da Praceta Teixeira Lopes, Amélia de Sousa, etc.,e que embelezam uma área que não seja só betão, betão e mais betão...ponham os olhos noutros países...

    ResponderExcluir
  6. [...] do abate de ávores na Avenida Miguel Bombarda, contestado por muitos moradores. A Câmara Municipal de Sintra informa as três novas espécies [...]

    ResponderExcluir