segunda-feira, agosto 09, 2010

Parque de Estacionamento da Refer continua sem preçário : Câmara Municipal de Sintra não vai fiscalizar

Parque de estacionamento da REFER dispensa preçárioO Parque de Estacionamento da REFER, conforme já foi aqui escrito, está desde Junho sem horário nem preçário. Câmara Municipal de Sintra não vai fiscalizar.

Em Junho foi reportado à Câmara Municipal de Sintra, ASAE e REFER que o parque de estacionamento da estação Queluz-Belas tinha a canalização superior degradada, o piso em ruína, o chão a colapsar perto do rio jamor, viaturas abandonadas, paredes vandalizadas sem manutenção e havia registo de assaltos.

A Departamento de Policia Municipal da Câmara Municipal de Sintra, dois meses depois refere que "verificou-se que o Parque em questão está sob a jurisdição da REFER, pelo que o mesmo foi a esta entidade para os fins que acharem convenientes."

Já a ASAE não tem este entendimento. Em Junho respondeu que iria efectuar "todas as diligências," mas na situação reportada havia "matéria da competência da Câmara Municipal de Sintra."

Recorde-se que ainda em Junho, a REFER respondeu que iria intervir no parque de estacionamento, no entanto, o parque continua sem horário e sem preçário.

Moção de CDU na Assembleia de Freguesia foi chumbada

No dia 28 de Junho, segundo Manuel Guedelha, membro da Assembleia de Freguesia de Queluz, a CDU viu rejeitada uma moção dirigida à REFER. A moção teve votos favoráreis apenas da CDU e do BE. O ponto de discórdia foi o facto da moção sugerir "a criação de um passe gratuito para os utilizadores da rede de comboios."

Texto da Moção:

Considerando que a população de Queluz é uma população extremamente envelhecida, o que torna a sua mobilidade mais reduzida;

Considerando que as acessibilidades à estação de Queluz,nomeadamente as escadas rolantes e os elevadores, se encontram constantemente avariadas, sendo que as escadas rolantes do lado da Av.Miguel Bombarda se encontram paradas há mais de um mês;

Considerando que o parque de estacionamento da Refer mantém-se com um aspecto abandonado e inseguro para quem dele usufrui ou para quem nele passa.

A Assembleia de Freguesia de Queluz exige, da parte da Refer:
  1. Um controlo e resolução mais eficiente das avarias nas acesibilidades à estação, não permitindo que a população fique lesada, como tem sido no último mês, e em múltiplas outras ocasiões.
  2. Uma melhor manutenção do parque de estacionamento evitando a sua degradação e garantindo a segurança de pessoas e bens.
  3. A criação de um passe gratuito para os utilizadores da rede de comboios, de forma a descongestionar o estacionamento nas vias adjacentes de acesso à estação.
A presente moção, deverá ser remetida à Assembleia e Câmara Municipal de Sintra, bem como a Refer.

Um comentário:

  1. Acho bem que tenha sido chumbada...Se a REFER é deficitária, o estacionamento é pago por quem utiliza, ou então é pago por todos incluindo quem nem carro tem, uma vez que teria que ser pago pelo Orçamento de Estado!

    ResponderExcluir