Em Junho foi reportado à Câmara Municipal de Sintra, ASAE e REFER que o parque de estacionamento da estação Queluz-Belas tinha a canalização superior degradada, o piso em ruína, o chão a colapsar perto do rio jamor, viaturas abandonadas, paredes vandalizadas sem manutenção e havia registo de assaltos.
A Departamento de Policia Municipal da Câmara Municipal de Sintra, dois meses depois refere que "verificou-se que o Parque em questão está sob a jurisdição da REFER, pelo que o mesmo foi a esta entidade para os fins que acharem convenientes."
Já a ASAE não tem este entendimento. Em Junho respondeu que iria efectuar "todas as diligências," mas na situação reportada havia "matéria da competência da Câmara Municipal de Sintra."
Recorde-se que ainda em Junho, a REFER respondeu que iria intervir no parque de estacionamento, no entanto, o parque continua sem horário e sem preçário.
Moção de CDU na Assembleia de Freguesia foi chumbada
No dia 28 de Junho, segundo Manuel Guedelha, membro da Assembleia de Freguesia de Queluz, a CDU viu rejeitada uma moção dirigida à REFER. A moção teve votos favoráreis apenas da CDU e do BE. O ponto de discórdia foi o facto da moção sugerir "a criação de um passe gratuito para os utilizadores da rede de comboios."
Texto da Moção:
Considerando que a população de Queluz é uma população extremamente envelhecida, o que torna a sua mobilidade mais reduzida;
Considerando que as acessibilidades à estação de Queluz,nomeadamente as escadas rolantes e os elevadores, se encontram constantemente avariadas, sendo que as escadas rolantes do lado da Av.Miguel Bombarda se encontram paradas há mais de um mês;
Considerando que o parque de estacionamento da Refer mantém-se com um aspecto abandonado e inseguro para quem dele usufrui ou para quem nele passa.
A Assembleia de Freguesia de Queluz exige, da parte da Refer:
A presente moção, deverá ser remetida à Assembleia e Câmara Municipal de Sintra, bem como a Refer.
- Um controlo e resolução mais eficiente das avarias nas acesibilidades à estação, não permitindo que a população fique lesada, como tem sido no último mês, e em múltiplas outras ocasiões.
- Uma melhor manutenção do parque de estacionamento evitando a sua degradação e garantindo a segurança de pessoas e bens.
- A criação de um passe gratuito para os utilizadores da rede de comboios, de forma a descongestionar o estacionamento nas vias adjacentes de acesso à estação.
Acho bem que tenha sido chumbada...Se a REFER é deficitária, o estacionamento é pago por quem utiliza, ou então é pago por todos incluindo quem nem carro tem, uma vez que teria que ser pago pelo Orçamento de Estado!
ResponderExcluir