sexta-feira, agosto 13, 2010

Fogos continuados na Serra da Carregueira fazem aumentar certezas de actos criminosos

incêndio florestal - belas
Incêndio Florestal em Belas
A Serra da Carregueira, dividida por duas freguesias (Belas e Almargem do Bispo), está a ser alvo de focos sistemáticos de incêndio. Na terça-feira, Fernando Seara afirmou que já tinha tido conhecimento de 3 incêndios anteriores, por conseguinte, no mês de Agosto já são mais de 5 incêndios na zona envolvente do Belas Clube de Campo.

A PJ afirmou também na terça-feira que devido à "multiplicidade de focos" há fortes suspeitas de mão criminosa. Marco Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra já não tem dúvidas: "o fogo tem mão criminosa".

Em 2009, a Polícia Judiciária deteve o "presumível autor dos incêndios" na Serra da Carregueira, embora se desconheça se foi considerado culpado e qual a pena. Sabe-se que em 2010 há menos inquéritos por fogo posto e por isso as equipas da PJ foram reforçadas. Segundo a TVI, são 60 inspectores que têm como missão a recolha de "prova urgente."

De recordar que já há um padrão na Serra da Carregueira: todos os anos, no mês de Agosto, existem incêndios.
Mapa (EFFIS) dos incêndios na Grande Lisboa, todos na Serra da Carregueira

Um comentário:

  1. NO DN: "O ano passado foi identificado e detido o autor de incêndios em Belas, ocorridos em 2009 e em 2008. Este indivíduo continua detido pelo que, sublinha José Braz, [responsável pela Directoria de Lisboa e Vale do Tejo (DLVT) da PJ] "não será o autor de focos de incêndio deste ano na mesma região e que a PJ investiga neste momento". Mas "não significa que a origem não seja igualmente criminosa", frisou." [
    In http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Interior.aspx?content_id=1642646

    ResponderExcluir