segunda-feira, julho 26, 2010

Idosos são alvo de ladrões que roubam por esticão - incidência está a aumentar no concelho de Sintra

Agualva-Cacém IIA Divisão de Sintra da PSP deteve ontem um homem de 18 anos pelo "crime de roubo." A detenção aconteceu na Rua de Angola, na cidade de Agualva-Cacém, após um agente policial que estava de folga ter assistido ao roubo. O agente perseguiu e interceptou o suspeito que fugia a pé.

Uma idosa de 81 anos foi o alvo do assaltante de 18 anos. Quando circulava na Rua de Angola, "foi surpreendida pelo suspeito, que através de esticão lhe subtraiu um fio de ouro que a mesma trazia ao pescoço, causando ferimentos ligeiros na mesma."

Segundo o comunicado da PSP, o agente policial de folga recuperou o objecto roubado. O detido de 18 anos foi hoje presente ao Juiz de Instrução Criminal do Tribunal Criminal de Sintra para aplicação de medidas de coação.


Crimes contra idosos - por esticão - aumentam no concelho de Sintra

A Divisão de Sintra da PSP "tem vindo a registar, nos últimos tempos, um elevado número de roubos." Segundo comunicado da PSP, os crimes são por esticão e as vítimas são "especialmente pessoas mais idosas."

A Divisão de Sintra da PSP aconselha as vítimas de roubo a não oferecer resistência, a chamar de imediato a polícia, a memorizar características do criminoso (cor da roupa, brincos, cor do cabelo, priercings, tatuagens) e a cancelar os cartões bancários.

A PSP recorda que a "ocasião faz o ladrão" e existem cuidados a ter como evitar "percorrer ruas mal iluminadas e locais isolados" e antes de se entrar ou sair de casa verificar "se há suspeitos junto à sua porta ou no interior do prédio."

Segundo o Comandante da Divisão de Sintra da PSP "a faixa etária entre os 13 e os 20 anos é a mais complicada." Os crimes são contra os idosos e outros jovens e "com ameaça."

Divisão de Sintra com menos efectivos

Hugo Palma disse ao Correio de Sintra que os meios que tem "não são os ideiais." O comandante da Divisão de Sintra da PSP diz que o reforço de efectivos do ano passado está praticamente anulado e existe perda de agentes todos os meses. A causa são as deslocações dos agentes para outras divisões.

Manutenção de viaturas é um "problema". Manutenção que deveriam durar dois ou três dias estão a demorar duas a três semanas.