sábado, julho 24, 2010

Câmara Municipal elimina Ricinus Communis do rio Jamor apenas no 3º trimestre de 2010

Ricinus communis no rio Jamor
Sementes Ricinus communis
A Câmara Municipal de Sintra respondeu no dia 21 de Julho que irá remover a Ricinus Communis do rio Jamor a partir do 3º trimestre de 2010. Trata-se apenas de uma previsão da "execução deste trabalho."

Recorde-se que a Ricinus Communis é uma espécie com sementes tóxicas. Ingeridas podem ser fatais quer para humanos (em maior quantidade) quer para animais (em menor quantidade). Esta espécie está a proliferar junto ao rio Jamor e urbanização Cidade Desportiva.

Em Junho, a Administração Regional Hidrográfica do Tejo recomendou à Câmara Municipal de Sintra que fosse "feita a remoção mecânica (arranque) sempre que possível. No caso de plantas grandes poderá proceder-se ao corte com aplicação controlada de herbicida directamente no caule cortado. Deve ser feita a monitorização do local após a remoção das plantas de forma a remover pequenas plantas que germinem de sementes existentes no local."

Até ao momento centenas de sementes já nasceram e a "invasão" desta planta pode ser mais difícil de controlar.

Ricinus Communis pode estar na origem da morte dos patos no rio Jamor

As sementes da Ricinus Communis são tóxicas e existem casos de elevada mortalidade junto dos patos. O facto de terem sido encontrados patos mortos ontem no rio Jamor pode estar relacionado com a Ricinus Communis. Situação que só o relatório produzido pelo Gabinete Veterinário da Câmara Municipal de Sintra poderá confirmar."

Segundo o Colégio de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, os patos "são particularmente sensíveis a determinadas toxinas." No Texas, existiram casos de "elevadas perdas mortais de patos selvagens devido à ingestão de sementes Ricinus communis.