Os edifícios da antiga Federação Nacional dos Produtores de Trigo da cidade de Queluz não estão classificados. Ao que sabemos, nunca houve a tentativa da Câmara Municipal de Sintra no sentido de garantir a sua protecção.
Segundo a Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, pela importância dos edifícios em causa, trata-se de uma questão "muito pertinente," mas é necessário o envio de mais informações através do formulário adequado.
Resta saber por que é que a Junta de Freguesia de Queluz ou a Câmara Municipal de Sintra nunca iniciaram o processo. A questão foi encaminhada no dia 19 de Março à Divisão de Património Imóvel da Câmara de Sintra e até ao momento não foi recebida qualquer resposta.
De recordar que a Federação Nacional dos Produtores de Trigo foi criada no ano de 1933 pelo Estado Novo. Segundo o jornal Avante tinha como objectivo "orientar a produção de trigo no Continente e de promover a armazenagem, beneficiação, estabilização e warrantagem do trigo." A Federação era na prática um serviço público de conservação, distribuição de trigo, mas também promovia a selecção de sementes, estudos económicos, o recenseamento, o financiamento e o aperfeiçoamento das culturas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário