segunda-feira, maio 17, 2010

Classificação dos edifícios da antiga Federação Nacional dos Produtores de Trigo "muito pertinente"

Federação Nacional Produtores de Trigo de Queluz
Os edifícios da antiga Federação Nacional dos Produtores de Trigo da cidade de Queluz não estão classificados. Ao que sabemos, nunca houve a tentativa da Câmara Municipal de Sintra no sentido de garantir a sua protecção.

Segundo a Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, pela importância dos edifícios em causa, trata-se de uma questão "muito pertinente," mas é necessário o envio de mais informações através do formulário adequado.

Resta saber por que é que a Junta de Freguesia de Queluz ou a Câmara Municipal de Sintra nunca iniciaram o processo. A questão foi encaminhada no dia 19 de Março à Divisão de Património Imóvel da Câmara de Sintra e até ao momento não foi recebida qualquer resposta.

De recordar que a Federação Nacional dos Produtores de Trigo foi criada no ano de 1933 pelo Estado Novo. Segundo o jornal Avante tinha como objectivo "orientar a produção de trigo no Continente e de promover a armazenagem, beneficiação, estabilização e warrantagem do trigo." A Federação era na prática um serviço público de conservação, distribuição de trigo, mas também promovia a selecção de sementes, estudos económicos, o recenseamento, o financiamento e o aperfeiçoamento das culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário