sexta-feira, dezembro 11, 2009

Junta de Freguesia de Belas pode ter feito queima de resíduos junto à Anta de Monte Abraão

A Junta de Freguesia de Belas pode ter feito queima de resíduos junto à Anta de Monte Abraão, monumento classificado.

Segundo averiguações do SEPNA da GNR, foi "apurado que os resíduos em causa tratavam-se de sobrantes de trabalhos de jardinagem, provenientes da Junta de Freguesia de Belas, que foram depositados naquele local, a fim de se proceder à sua queima, fora do período crítico."

Incêndios frequentes em Monte Abraão no ano de 2008

Recorde-se que em Setembro de 2008 ocorreu um incêndio em Monte Abraão que mobilizou 56 bombeiros, 16 veículos e 1 helicóptero. As causas do incêndio poderão ter sido a falta de limpeza do local, apontou a presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão.

Porém, em 2008 desconhecia-se a prática da Junta de Freguesia de Belas em depositar resíduos florestais perto da Anta de Monte Abraão e proceder à sua queima. Desconhece-se também se em 2008 a Junta de Freguesia de Belas já tinha esta prática pois essa informação não terá sido apurada pelo SEPNA da GNR.

O terreno em questão pertence à empresa Pimenta e Rendeiro, pelo que se desconhece também se esta empresa terá autorizado a Junta de Freguesia de Belas a depositar resíduos num terreno privado que lhe pertence.

Pode ver aqui as fotos do incêndio de 2008.

14 comentários:

  1. Interessante vídeo sobre a compostagem, de facto é dificil de perceber a compostagem por parte de uma Junta de Freguesia, sem local, nem recursos humanos para a fazer. Muitas vezes os comentários são efectuados por quem não sabe o que é uma Junta de Freguesia. De facto é assim mesmo, somos todos treinadores de bancada.

    O bom do Português (língua é claro!) deixa sempre o entendimento de um texto ao abrigo do chapéu das interpretações. O texto colocado diz que a Junta de Freguesia de Belas fez queima de resíduos, o texto no ofício do SEPNA diz que a mesma Junta de Freguesia iria fazê-lo fora do período crítico. Os melhores órgãos de informação são aqueles que informam....

    ResponderExcluir
  2. Efectivamente, é o local mais apropriado para fazer a queima do lixo.

    ResponderExcluir
  3. O vídeo tem o propósito específico de ser sobre compostagem caseira para demonstrar que não são precisos muitos meios para se fazer compostagem.

    Sobre os recursos humanos; se as Juntas de Freguesia constituíssem grupos de voluntários para jardinagem e bricolage, até em parceria com as Universidades Séniores, talvez existissem pessoas disponíveis para o fazer enquanto hobbie. Quando se pensa em bancos de voluntariado pensa-se sobretudo para causas sociais o que, do meu ponto de vista, não chega.

    ResponderExcluir
  4. Não está em causa ser o local mais indicado ou não, e certamente não o é, mas sim a noticia em si, ou seja informa o quê? Que já foi feita a queima ou não?

    ResponderExcluir
  5. Entristece-me saber da forma em que estes portugueses tratam o património que lhes pertence, mas mais triste é ler estes comentários de algumas pessoas que ainda, parece-me defendem as autoridades e criticam os orgãos de informação por divulgarem o mal que fazem aquilo que deve ser preservado. Paciência devem ser alguns dos interessados em expropriações.
    Eu é que se colocar esses resíduos junto a contentores de lixo para ser levado pelos veículos da Câmara sujeito-me a uma multa, porém a junta por sua vez até faz as queimadas em recito classificado como património e fica ilibada de pena.
    Meus senhores isto chama-se INCULTURA.
    Para quando algum que meta esse senhores na ordem.

    ResponderExcluir
  6. Vamos ver se nos entendemos, é óbvio que o local não é o indicado para fazer tais depósitos, e parece-me que são de condenar todas as iniciativas tomadas nesse sentido. No entanto e como culto que me considero procuro somente saber se já foi feita a queima ou não dos resíduos ali depositados. Fiquei confuso, percebe? É importantíssimo informar, mas informar com coerência e correctamente.

    ResponderExcluir
  7. Com esta notícia e todos estes comentário, ainda não percebi se a Junta de Freguesia de Belas fez ou não fez uma queimada junto da Anta do Monte Abraão. Pelo título a queimada foi feita, pelo texto a queimada não foi feita.
    Era bom que estas notícias fossem mais esclarecedoras.
    O que foi grave, e já aqui noticiado e comentado à uns meses atrás, é que houve uma tentativa de despejo de resíduos sobrantes de jardinagem por parte da Junta de Freguesia de Belas, e o acto só não se consumou porque nesse mesmo dia estava uma delegação da CDU no local.

    ResponderExcluir
  8. isto revela bem para onde corre o país!.... miséria mental e esta é que é premiada. Num país pimba o que nos espera da parte de quem deveria ser responsável é isto e muito mais!... a responsabilidade é só para chegar ao fim do mês e receber o salário, nada mais que isso.

    ResponderExcluir
  9. É bom que se perceba que não houve uma tentativa da JF de Belas em fazer despejos junto à Anta de Monte Abraão. Foram feitos vários despejos, até serem impedidos pela GNR, após queixa apresentada pela JF Monte Abraão. Não foi feita qualquer queimada e aquele local não é o mais apropriado, pelo que a resposta do SEPNA não nos convence.

    ResponderExcluir
  10. Deixem-me perceber, há recursos humanos para recolher e transportar num transporte para ao pé da Anta do Monte Abraão e queimar mas não há para fazer o mesmo e em vez de queimar fazer compostagem?! Não há local? Não me digam que a freguesia de Belas não tem 10m2 de terreno para pôr uns contentores de compostagem industrial...

    Agora é que percebi aquele ressabiamento contra a JF do Monte Abraão querer anexar aqueles terrenos ao seu território. Está tudo explicado!

    Se as queimas chegaram mesmo a ser feitas? Pouco importa, a intenção era fazê-las e se não foi cumprida foi devido à acção de quem tem mais civismo, civilização e respeito pelas leis portuguesas e pelo património.

    Quanto ao senhor Luis, este site não é um jornal, é um site feito de voluntários que não ganham pelo trabalho que fazem e fazem um trabalho que devia ser feito pela CM de Sintra e as JF que têm a responsabilidade, o orçamento e o dever democrático de informar. Isto não se rege pela deontologia jornalística nem tem nenhuma "obrigação de informar" embora e ao contrário do que diz, informa mais do que você consegue interpretar.

    ResponderExcluir
  11. COM O PRESIDENTE QUE BELAS TINHA TUDO FOI POSSIVEL APENAS SE PREOCUPO COM O EMPREGO QUE TEM

    ResponderExcluir
  12. No meu comentário, se bem se percebe, ironizei pois quando somos informados pelo SEPNA da GNR que a JF de Belas havia queimado os resíduos junto à Anta de Monte Abraão, como se aquele local fosse o mais indicado...

    ResponderExcluir
  13. Não se consumou naquele dia, mas já tinham havido despejos em dias anteriores, situação denunciada pela Junta de Freguesia de Monte Abraão às entidades competentes, bem como ao SEPNA da GNR.

    ResponderExcluir